Seu corpo, sua casa

     Uma boa metáfora é comparar seu corpo com sua casa. Para viver com todo o conforto e bem-estar, é preciso cuidar bem da casa, limpando-a, arejando-a. Com o corpo não deve ser diferente. Para que ele continue em pleno funcionamento, você precisa prestar mais atenção ao que coloca para dentro, ativar bem as "portas de saída", reestabelecer o equilíbrio emocional, engajar-se em alguma atividade física. O organismo humano não se desenvolveu para permanecer parado. Precisa de movimento, de dinamismo, de novidade, de harmonia. Caso contrário, entra em um estágio de deteriorização, adoece e morre.
     Uma das causas do desequilíbrio físico e emocional é a intoxicação a qual estamos submetidos. Nunca fomos tão imensamente bombardeados por toxinas como temos sido atualmente. Não falo apenas dos fatores ambientais - extremamente importantes - como a poluição atmosferérica, o excesso de lixo, o uso indiscriminado de substâncias químicas na indústria e na agricultura, o desequilíbrio da fauna e flora, e assim por diante. Mas também das substâncias nocivas que aprendemos a ingerir ao longo destes últimos anos, como uma alimentação rica em gorduras e açucares e pobre em nutrientes; toxinas como cigarro, álcool e drogas e sentimentos ruins como depressão, angústia, raiva e medo; sedentarismo; fatores que acompanham o dia-a-dia das grandes metrópoles.
     Lenta e inconscientemente, contribuímos para destruir o nosso organismo. O pior é que o corpo vai emitindo sinais de que não está indo bem, mas perdemos a nossa capacidade de escutá-lo. Uma leve indisposição, inchaço nos olhos, dor de cabeça ou uma pele sem viço, são alguns pedidos do organismo para que você reaja. Mas às vezes é muito mais simples e rápido tomar uma pílula qualquer e parar de sentir dor, do que investigar a causa real do problema e eliminá-la de vez das nossas vidas.
     Para garantir uma velhice confortável, algumas pessoas recorrem aos planos de previdência privada oferecida pelas instituições bancárias. Paga-se uma quantia mensal, calculada de acordo com o que se deseja receber no futuro, e ganha-se alguns benefícios, como dedução do imposto de renda. Com a sua saúde deve-se agir da mesma forma. Se você quer ser um idoso de bem com a vida, cheio de energia e vitalidade, com a "cabeça boa" e na ativa, precisa agir desde já, não importa a idade que você tenha hoje.
    Pense bem como é a sua vida neste momento. O que você está fazendo hoje para ter mais qualidade de vida amanhã? Não fique envergonhado com sua resposta. Sempre é tempo de mudar. Só depende de você! Pois não será uma tarefa fácil, mas é extremamente simples e muito eficiente.
     A primeira tarefa é fazer uma "limpeza geral". Eliminar todos os excessos. Jogar tudo o que não presta fora. Comece gerenciando o que você coloca pra dentro da sua casa, do seu corpo. Reflita sobre a sua alimentação. Ela o nutre ou o entope? No dicionário, uma das definições para o verbete nutrir é revitalizar, restaurar, robustear. Você acha que é isso o que estamos fazendo ao devorar um sanduíche, acompanhado com fritas e 500ml de refrigerante. Alguns minutos (e uma dose de antiácido) depois, continuamos com fome. Porquê? Simples, engolimos apenas gorduras e açucares. O corpo continua com carência de vitaminas, sais e nutrientes importantes para o seu bom funcionamento.
.
.
 . 
     Se você quer viver mais e melhor e, em algum momento, se reconheceu na passagem anterior, então está na hora de agir! Respeite seu corpo, sua saúde, sua vida. Reconheça o bem que você tem em mãos e trate de zelar por ele. Envelheça com prazer, curtindo os verdadeiros sabores que a vida tem para lhe oferecer.
     Invista em uma alimentação e estilo de vida saudáveis. Opte por ingerir alimentos leves, frutas frescas, folhas e legumes. Diminua o consumo excessivo de gorduras e açucares. Diga não aos vícios, como o alcoolismo e tabagismo. Mexa-se! Para deixar de ser uma pessoa sedentária bastam meia hora de caminhada leve por dia! Aproveite para levar seu cachorrinho para passear! Além de movimentar o esqueleto, tire proveito também do banho de sol, e saia de casa bem cedinho. Forme um grupo de amigos para a caminhada matinal e coloque a conversa em dia. Ao contrário, você verá que com apenas 30 minutos é possível garantir o bom funcionamento do organismo e ainda conquistar um dia inteiro de bem-estar!
     Quer alternativa melhor? Então dance. Além de apresentar características semelhantes a um exercício aeróbico, a dança possui um excelente efeito social, já que promove a socialização, contribuindo para afastar sentimentos ruins como tristeza e solidão. Qualquer pessoa pode fazer, homens, mulheres, jovens, crianças e idosos. Logo você irá perceber a diferença.
     O corpo agradece, respondendo com mais disposição e energia para enfrentar e gozar de cada momento da sua vida. Você se sentirá mais leve, com muita saúde e bem-estar.

Texto extraido do livro DANÇA: bem-estar e autoconfiança
Autora: Cínthia Ceribelli